quarta-feira, 10 de março de 2010

Sêca.

O sol forte castiga o céu azul borrado de nuvens cinzas que parecem pesar toneladas.
As horas são lentas quando se esta entediado, os ponteiros do relógio parecem ir e vir em milésimos de segundos que dura uma eternidade, os pensamentos pesam toneladas e fica afundado em um cérebro cansado. Um dia de mormaço em que uma preguiça embala a vida, na rede uma brisa que não balança um folha sequer, o céu com nuvens pesadas cúmulos parecendo querer desabar na terra seca e esturricada. No sertão o solo racha como se a terra estivesse enrugada de velhice, desidratada, nada resiste e até a lágrima do homem não cai simplesmente secou. Parece castigo do diabo e padece pedindo ajuda a Deus, rogando misericórdia, fazendo promessa, ainda assim a chuva não chega...
O destino uma interrogação e o povo seco vivem, com água barrenta, com chique-chique, no chão batido de barro. Ainda assim nos olhos tristes e sem brilho persiste em mirar o céu e querer decifrá-lo. Ao povo resta a oração e a espera.

3 comentários:

Graça Pereira disse...

A seca é terrível. Em Moçambique passei algumas vezes por ela e quando o calor é forte como lá, torna-se num inferno. As nuvens cinzentas pesadas, comprimem-nos até ao solo e nós ficamos com esperança que elas rebentem como bolhas e deixem cair a tão desejada chuva.
Gostei deste post, minha querida que me é tão familiar...
Em compensação aqui, em Portugal, a temperatura desceu e está frio a valer, apesar do sol que hoje nos visitou.
Mais logo, vem tomar um chocolate quente comigo.
Beijocas
Graça

Regina Rozenbaum disse...

Renata,amada!
Que lindo...de uma tristeza bela,real. É possível? Penso que sim.
Beijuuss n.c.

www.toforatodentro.blogspot.com

Gabriela Braga disse...

Oi Renata,

adorei sua visita em meu blog, realmente esse bolo é a cara de infância.... e esses são confetis sim, e não M&M, eu compro eles a granel por peso em uma vendinha aqui perto de casa....Rssrsrs
Adorei seu blog, adoro Clarice lispector, para mim ela escreve com a alma, A hora da estrela, essa loinda história, me marcou a juventude ao le-lo... acho que após essa leitura todos ós percebemos o grão de areia que somos diante do universo, e da grandiosidade do mundo.

Muito bonito seu texto, parabens.

Espero te ver sempre na minha cozinha....

e se quiser alguma recita especifica, é só pedir. Seja muito bem vinda!!

Beijokas
Gabriela Braga
www.cozinhadalenita.blogspot.com